Um dos maiores inimigos dos concurseiros é o sono durante o ritmo pesado dos estudos. Esse problema é maior ainda para os que trabalham o dia todo e fazem aulas à noite ou no final de semana. Mas há meios de combater a sonolência, reduzir o cansaço e melhorar o desempenho do aprendizado para enfrentar a maratona de provas dos concursos públicos.
Como a pressão nesse período é grande, alguns concurseiros até tentam reduzir as horas de sono para estudar mais, principalmente às vésperas das provas. Nem sempre essa é uma boa estratégia, alertam os especialistas. Isso porque o cérebro, quando está cansado, demora mais para processar e reter informações.
Oito dicas para combater o sono
1. Ambiente favorável para os estudos
- Postura: procure estudar em uma posição confortável, mas de forma que não seja tão relaxada e gere preguiça. Deitar a cabeça na mesa, se jogar na cama ou no sofá com os livros é um convite para uma soneca.
- Iluminação: ambientes mais escuros deixam o corpo mais relaxado. Mantenha seu local de estudos bem iluminado para não ser vencido pelo sono.
- Pausa para oxigenar o cérebro: levantar, esticar as pernas, beber água ou ir ao banheiro repõem as energias, deixando o corpo mais ativo.
2. Hidrate bem o corpo
Manter o corpo hidratado permite o bom funcionamento de todo o organismo. E isso não é difícil de entender se pensarmos que cerca de 70% da matéria física é formada por água (dentro e fora das células).
Com isso, o cérebro ganha mais oxigênio, melhorando a comunicação entre os neurônios, o que facilita o aprendizado e a fixação da matéria aprendida. Outras funções vitais também funcionarão perfeitamente se seu corpo estiver bem hidratado, como descansar e dormir com mais facilidade.
3. Estabeleça uma rotina para ter sono de boa qualidade
O primeiro passo para vencer a sonolência é criar uma rotina de horário para dormir e acordar. O corpo acaba se acostumando com o padrão estabelecido para regularização do sono.
Quem está se preparando para concurso público sabe que o projeto de ingressar no serviço público exige sacrifícios, mas que são temporários.
Então, o hábito de dormir mais cedo deve fazer parte do planejamento para alcançar metas para aprovação.
4. Atividade física mais leve à noite
Os concurseiros que estudam à noite devem pegar mais leve com as práticas esportivas antes das aulas. Treinos mais pesados deixam o corpo cansado e podem gerar sonolência.
As pessoas que não conseguem encaixar essa atividade em outro horário, podem optar por práticas que exijam menos esforço físico antes dos estudos. Entre as quais estão a caminhada, passeio de bicicleta, sessões de yoga, meditação etc.
5. Cuidado com bebidas energéticas
Muitos estudantes recorrem a remédios e bebidas energéticas para se manterem despertos durante os estudos, o que não é aconselhável. Caso você precise de alguma medicação, o certo é buscar orientação médica.
Tente reduzir também a ingestão de café horas antes de ir para a cama. A cafeína e o álcool podem dificultar a qualidade do sono. Uma alternativa são os chás sem cafeína, como de camomila, gengibre ou hortelã.
6. Alimentação balanceada
Alimentos pesados levam mais tempo para serem digeridos e deixam as pessoas sonolentas. Seu consumo deve ser evitado, principalmente, no jantar.
Esse tipo de refeição pode causar indigestão e azia, dificultando o sono. Prefira cardápios mais leves para seu bem-estar e melhor aprendizado no período da noite.
7. Desconecte dos eletrônicos e da internet
Desligue todos os eletrônicos uma hora antes de dormir. Isso inclui se desconectar das redes sociais, laptops, tablets e de outros equipamentos. Ficar off-line é um desafio, principalmente para as pessoas que não desgrudam do celular nem quando vão para a cama. Porém, esse esforço é uma medida necessária para aumentar a qualidade do sono.
Se você gosta de ler antes de dormir, a NSF recomenda considerar as publicações em formato papel, que cansam menos que as telas digitais. Mas evite leituras que causam agitação ou que mantenham o corpo desperto. Reduza a iluminação do quarto, mantenha a temperatura agradável e crie uma atmosfera tranquila para um sono reparador.
8. Controle do estresse
Busque atividades para controlar o estresse do dia a dia. O equilíbrio entre mente e corpo ajuda a dormir melhor. Procure praticar alguma técnica de relaxamento que combine com você. Uma acessível a todos é a respiração, que ajuda a ter uma noite de sono mais tranquila.
E você, sente muito sono quando vai estudar?
Wendell Castellano (61) 9 8469 8256 WORK MENTORIA workmentoria.com
Comments